www.ultimahoraabc.com.br www.UHABC.com.br
FAZEMOS IMPRESSÃO DE JORNAL PARA TERCEIROS
E-mail: comercial@aarte.com.br
Lula e Alckmin inauguram fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo
Ampliação das instalações da Eletra faz parte de investimentos de R$ 150 milhões.
A Eletra inaugurou na sexta (02/06) sua fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo. A cerimônia contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). As instalações ficam na Rodovia Anchieta, com área de 27 mil m² e capacidade para produzir 150 ônibus elétricos por mês e um total de 1.800 por ano. Entretanto, poderá chegar a 2,7 mil unidades, a depender da demanda do mercado.
A ampliação das instalações faz parte de investimentos de R$ 150 milhões. O objetivo da Eletra é se tornar líder em produção de ônibus elétricos na América Latina. Para isso, a expectativa é gerar 500 empregos diretos nos próximos dois anos.
O presidente Lula ressaltou o papel que os ônibus elétricos desempenham nesta nova economia verde em curso no país e no mundo e disse que cabe ao Estado atuar para fortalecer empresas como a Eletra. “No início, um ônibus elétrico é muito mais caro do que um ônibus normal. Mas, no funcionamento dele, quando começa a operar, custa 73% a menos do que o ônibus normal a diesel. Por isso é que a gente tem que apostar numa empresa brasileira. É aí que entra a importância do Estado”, afirmou Lula.
RENOVAÇÃO DA FROTA
O presidente Lula citou que há a necessidade de, por exemplo, renovar a frota de ônibus que hoje faz o transporte escolar nos municípios e que esse pode ser um caminho para apoiar a produção nacional de ônibus elétricos.
“Cabe ao Estado garantir a sobrevivência da indústria brasileira, para que a gente possa um dia ser competitivo com o exterior. Se temos que comprar alguma coisa, temos que valorizar aquele produto brasileiro que gera emprego no Brasil, que gera renda no Brasil e que melhora a qualidade de vida das pessoas”, frisou o presidente.
“Não podemos abdicar das compras governamentais, que são a oportunidade das pequenas e médias empresas sobreviverem. Eu adoro que o Brasil participe do comércio mundial. Os chineses são nosso maior parceiro e agradeço sempre. Mas, em se tratando de negócio, prefiro fazer com brasileiros para fortalecer a indústria nacional”, disse, referindo-se à venda de ônibus elétricos chineses para o Brasil, que competem com os desenvolvidos no país.
MERCADO DE ELÉTRICOS
Para conquistar o mercado, a Eletra irá disputar com outras marcas de peso como a chinesa BYD, a Volvo e a Mercedes-Benz que lançou há 2 anos seu primeiro chassis feito no Brasil com motor 100% elétrico, o eO500U, com autonomia de 250 km.
______________________________________________________________
Acesse diariamente o portal ÚLTIMA HORA ABC e fique bem informado de tudo que acontece no ABC Paulista, em São Paulo e no Brasil.
Portal: www.ultimahoraabc.com.br
Facebook: www.facebook.com/UltimaHoraABC
Instagram: www.instagram.com/ultimahoraabc
Voltar à página principal

Vice-presidente Geraldo Alckmin, Milena Braga Romano, presidente da Eletra, presidente Lula e Beatriz Setti Braga, presidente do Grupo ABC
