Foto2.jpeg
logo ultima hora.jpg

Consórcio ABC

Vereadores do ABC acompanham apresentação do BRT no Consórcio ABC

A convite da entidade regional, empresa responsável projeto básico do novo modal detalhou iniciativa a representantes dos Legislativos municipais

O Consórcio Intermunicipal ABC reuniu, na sexta-feira (18/6), presidentes das câmaras municipais e vereadores da região do ABC Paulista para apresentação do projeto do BRT  que vai ligar o ABC Paulista à Capital. O encontro foi uma iniciativa da entidade regional para trazer detalhes do projeto aos Legislativos municipais.

A apresentação foi feita pela Systra, empresa que elaborou o projeto básico do BRT. O engenheiro projetista Paulo Belisário, da ABC Sistema de Transporte, e o coordenador de Comunicação da Metra, Thiago Terci, informaram que a previsão é inaugurar o modal entre o final de 2022 e o início de 2023.

O BRT terá 17,3 quilômetros, com 20 estações. A partida será no centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, com paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã.

O sistema contará com vias segregadas e faixas exclusivas, integração semafórica, ônibus elétricos biarticulados e silenciosos e interligação com os sistemas municipais de transportes.  A demanda estimada é de 173 mil passageiros por dia.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou a importância de detalhar o projeto aos representantes do Legislativo do ABC Paulista.

“A expectativa em relação a esse projeto é muito grande na região, pois é uma obra que trará ligações com o Metrô e a CPTM, beneficiando a população das sete cidades”, afirmou Acacio Miranda.

A pauta da reunião também incluiu questões relacionadas ao Polo Petroquímico de Capuava, localizado na divisa entre Santo André, Mauá e a Zona Leste de São Paulo, e novas ações da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, incluindo projetos voltados para os vereadores da região do ABC Paulista.

Participaram da reunião os presidentes das Câmaras Municipais de Santo André, Pedrinho, de Mauá, Zé Carlos, de Ribeirão Pires, Guto, e de Rio Grande da Serra, Charles, além dos vereadores Danilo, de São Bernardo, Renan, de Mauá, Marcelo, de Rio Grande da Serra, o secretário-geral legislativo da Câmara de Diadema, Marcelo, o assessor especial da Câmara de São Bernardo do Campo, Laércio, representando o presidente Estevão, e o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos, o Carlinhos.