Gincanas Ecológicas - CCS_18062021 (11)_edited.jpg
logo ultima hora.jpg

Santo André

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento realizado no núcleo Eucaliptos

As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou na sexta-feira (18) evento inédito no núcleo Eucaliptos, na Vila João Ramalho, para levar alegria e diversão às crianças.

 

Batizada de Gincanas Ecológicas, a ação distribuiu cerca de 150 brinquedos, dentre eles bonecas, carrinhos, jogos, ursinhos e até patinetes. “Como estamos no mês junino e a pandemia tem impedido de fazer festas tradicionais, nós pensamos em criar um evento, com segurança e cumprindo os protocolos de saúde, que proporcionasse brincadeiras juninas, conscientização ambiental e doação de brinquedos que chegam às Estações de Coleta”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira.

 

A criançada pôde se divertir com brincadeiras de pescaria, tomba lata, roleta da sorte e caixa surpresa. Além de entreter, as atividades tinham como objetivo conscientizar os pequenos. A pesca, por exemplo, era para retirar materiais que causam a poluição de córregos, rios e demais cursos d’água.

 

A moradora Gilmaelia Borges Fernandes, de 30 anos, não compra um brinquedo para a filha Yasmin, de sete anos, desde que ficou desempregada, em janeiro do ano passado. A pequena sempre pediu uma geladeira para brincar ‘de cozinha’. Por sorte ou destino, ela conseguiu.  “Eu pensei que era só para as crianças brincarem, e não para também ganhar brinquedo. A minha filha vem me pedindo há bastante tempo materiais de cozinha e eu prometi que iria comprar assim que voltasse a trabalhar. Quando ela pegou a geladeirinha, fiquei emocionada”, comenta.

 

Com o sucesso do Gincanas Ecológicas, o Semasa já estuda a possibilidade de realizar novamente o evento, beneficiando outras comunidades carentes. 

 

Os moradores de Santo André podem entregar brinquedos em todas as Estações de Coleta. Os objetos, que passam pelo processo de lavagem e higienização, são encaminhados pelo Semasa para 18 instituições assistenciais e também para o Fundo Social de Solidariedade. Só entre os dias 14 de abril e 13 de maio, a população levou cerca de 860 brinquedos para os ecopontos.

Gincanas Ecológicas - CCS_18062021 (27).JPG