logo ultima hora.jpg
Presidente da República Jair Bolsonaro faz visita oficial à Guiana

Durante a visita, os dois países assinaram acordos de cooperação e discutiram temas como energia, alimentos e infraestrutura

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, realizou, nesta sexta-feira (06/05), uma visita oficial à Guiana, país que faz fronteira com o Brasil na Região Norte. Durante a visita, os dois países assinaram acordos de cooperação em assistência jurídica mútua em assuntos civis e penais.

Durante o encontro, em Georgetown, capital da Guiana, o Presidente Jair Bolsonaro e o Presidente do país vizinho, Mohamed Irfaan Ali, também discutiram temas prioritários da agenda bilateral, como comércio e investimentos, infraestrutura, energia e cooperação em defesa e segurança, além de questões das pautas regional e mundial.

Em pronunciamento à imprensa, o Presidente Mohamed Irfaan Ali afirmou que os dois mandatários trataram dos avanços nos planos de ação envolvendo segurança alimentar, não só entre Brasil e Guiana, mas toda a comunidade do Caribe, além de segurança energética, integração em infraestrutura, segurança nacional e defesa, bem como acordos comerciais. Mohamed destacou projetos envolvendo o desenvolvimento do porto do país e a conexão entre as duas nações por meio de rodovias, ferrovias e fibra ótica.

Já o Presidente Jair Bolsonaro destacou que a reunião foi bastante produtiva e que a Petrobras está pronta para cooperar com a Guiana na área de petróleo e gás. O Presidente Jair Bolsonaro também afirmou que os empresários brasileiros estão interessados em investir no país vizinho. Sobre agricultura, ele disse que o Brasil tem muito o que cooperar e que em breve será autossuficiente na produção de trigo e ainda vai exportar o produto.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Brasil e Guiana mantêm tradicionais relações de amizade, as quais vêm se intensificando nos últimos anos. Isso ocorre com o aumento do potencial de desenvolvimento na região criado pela descoberta e início da exploração de hidrocarbonetos no país vizinho. O intercâmbio bilateral mais do que dobrou nos dois últimos anos, passando de aproximadamente USD 58 milhões, em 2020, para USD 118,6 milhões, em 2021.

Os Presidentes Jair Bolsonaro e Mohamed Irfaan Ali já haviam se encontrado no início deste ano em uma visita ao Suriname, onde participaram de um almoço juntamente com o Presidente do país anfitrião, Chandrikapersad Santokhi.

______________________________________________________________

Acesse diariamente o portal ÚLTIMA HORA ABC e fique bem informado de tudo que acontece no ABC Paulista, em São Paulo e no Brasil.

Portal: www.ultimahoraabc.com.br
Facebook: www.facebook.com/UltimaHoraABC

Instagram: www.instagram.com/ultimahoraabc

Youtube: www.youtube.com

Voltar à página principal
   

bolsonaro e guiana.jpg
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social